Primeiro emprego: como conseguir sem ter experiência?

Encontrar um primeiro emprego sem experiência é um desafio grande mais não deveria ser o fim , neste artigo, nós mostraremos tudo o que você deve fazer para conseguir ser bem sucedido e conseguir ser efetivado em seu primeiro emprego.

Porque hoje em dia está tão difícil conseguir o primeiro emprego sem experiência?

Diversas empresas precisam de pessoas com pelo menos capacidade básicas, o que acarreta que, pessoas com pouca experiência tem maiores dificuldade na hora de se candidatar.

Diversos cargos exigem, até mesmo experiência profissional como pré-requisito, para não ser desconsiderado, fique atento aos requisitos da empresa.

Como são vista pessoas com poucas experiência no mercado de trabalho?

O mercado de trabalho entende que pessoas, que não tem experiências não entendem oque é trabalhar na prática por isso exigem um curso ou treinamento e atenção dos profissionais que já atuam na empresa.

Veja Empregos

7 Dicas de como trabalhar sem experiência no momento:

Confira abaixo 7 dicas de como trabalhar sem experiência no momento, mesmo que pareça muito difícil encontrar um emprego sem experiência não precisa ser um bicho de sete cabeça. Vamos lá!

  • 1- Seja uma pessoa que você gostaria de contratar

Se você quer ser contratado você precisa ser um profissional marcante.
Isso significa fazer um bom marketing pessoal, marcar presença em redes sociais como linkedin e valorizar cada formação e vivência que você tenha ou seja, ganhar maturidade e responsabilidade nas relações corporativas e profissionais.
Você terá que mostrar que está realmente lá para trabalhar duro e não apenas para fazer conexões, se divertir ou conhecer novas pessoas.

  • 2- Procure empresas que valorizam suas competências

Para iniciar sua carreira, ter foco e fazer uma boa estratégia em cima disso poder ser uma ótima estratégia, uma dica é começar fazendo um bom currículo.

Como encontrar empresas que não são tão exigentes em relação a sua experiência e capacitação? Fique atento aos anúncios de vagas, pergunte sobre o processo seletivo e converse com o RH quando possível.

  • 3- Faça trabalhos sem remuneração prévia

Outra dica é se oferecer a uma empresa na qual você esteja disposto a trabalhar para um projeto de desenvolvimento ou por um período de tempo.

Para fazer isso, recomendamos três etapas:

  1. Pense no que você pode fazer pela empresa. Tente entrar em contato com as pessoas de lá e faça uma proposta de trabalho, seja honesto sobre o que você pode realmente entregar.
  2. Seja específico sobre o que você ganha com isso. qual a experiência? Chance de ser contratado?
  3. Saiba quanto tempo você estará trabalhando.
  • 4- Busque por trabalhos voluntários

lembre-se da importância de um trabalho voluntário.

  • 5- Invista em melhorar suas boas qualidades

Para ter uma boa qualificação profissional é preciso elaborar um plano de carreira, como, invista em cursos de investimentos são uma boa opção para entrar no mercado de trabalho.

Além da educação formal, incluindo graduação, pós-graduação e muito mais, você também pode fazer cursos on-line gratuitos para se qualificar ainda mais.

  • 6- Trabalhos como freelancer pode ser uma boa saída

Se você está começando hoje, freelancer pode ser uma boa saída.

Com ele , trabalhando com freelancer você pode garantir experiência, ter ótimo relacionamentos e, claro, ganhar bastante dinheiro para se sustentar durante o início da sua carreira.

  • 7- Coloque o networking na sua rotina

Logo, todo profissional experiente descobrirá que ser eficiente não é o suficiente para crescer no mercado de trabalho, você precisa aprender a fazer o networking.

Por que, isso significa que você precisa conhecer pessoas que trabalham nesse campo, manter sempre em contato com essas pessoas e lembrar sempre do lado positivo.

Muitas oportunidades surgem quando alguém o alerta sobre uma vaga.

Profissões que não exigem experiência:

Algumas profissões não exigem experiência, portanto como, se você nunca trabalhou, é mais possível que você consiga arrumar um emprego. Por exemplo, vagas por pouco tempo até o final do ano não exigem experiência.
Vagas de emprego sem esses pré-requisito geralmente são:

⦁ Assistente Administrativo;
⦁ Atendente;
⦁ Assistente de produto;
⦁ Recepcionista;
⦁ Garçom do restaurante

O que dizer numa entrevista quando não se tem experiência?

Como você não tem experiência, deve considerar outras situações que já ocorreu em sua vida, como indivíduos ou estudantes, por exemplo para responder uma pergunta do recrutador, se ele perguntar como trabalhar em equipe?

A dica é mencionar uma situação em que isso ocorreu em um projeto de escola ou até mesmo faculdade.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.